A Cia. Cênica Nau de Ícaros nasceu de uma paixão, nasceu apaixonada. Somos um grupo de atores, autores, produtores, professores, pesquisadores, bailarinos, músicos, acrobatas, filhos da cultura brasileira, apaixonados por esse país cheio de cores, ritmos, formas, detalhes e contradições. Somos a união disso tudo, uma mistura que se transforma em um corpo, individualidades que trabalham juntas. Um corpo que se move, se mexe e constrói pela simples paixão de criar, explorar, encantar, transcender, ir além.

Desde 1992, criamos e produzimos espetáculos que unem o conhecimento e a prática das técnicas circenses ao trabalho com teatro e dança. São quase vinte anos de um mergulho cultural, um trabalho com base em pesquisas dos diversos aspectos de nossa cultura popular e contemporânea, daquilo que é nosso. Até hoje, são 16 espetáculos produzidos e criados no Brasil e levados mundo afora. E o que a gente quer com isso tudo?

Queremos criar, explorar, gerar diálogo. Durante nossa trajetória, desenvolvemos um espaço de investigação e pesquisa que promove um intenso intercâmbio de linguagem. Queremos festejar, celebrar. Através de nossas reflexões e pesquisas do universo circense e da cultura popular, se revela um desejo de encontro com o público por meio da celebração, dos ritos e símbolos brasileiros… a festa. Queremos transformar, mudar, educar. Ao longo destes anos promovemos trabalhos de “encantamento” de professores, através de aulas-espetáculo, oficinas de danças brasileiras, maracatu, cortejos-circenses, compartilhamos nossos processos criativos. Queremos ir além. E lançar um olhar contemporâneo para a cultura popular brasileira. Queremos democratizar. Queremos levar o Brasil para o Brasil e o Brasil para o mundo.

E queremos mais. Queremos o risco, desafiar o convencional, libertar, conquistar, despertar, tirar os pés do chão. Queremos criar uma arte sustentável, do começo ao fim, da ideia original ao que fica, ali, no olhar e na delicadeza de quem assiste, de quem apreende. Queremos aprender, tocar e ser tocados. Queremos a troca. A nossa história aponta para um futuro de inúmeras possibilidades. Convidamos todos ao palco. Com suas emoções e sensações, com o peito aberto, com a vontade de transbordar com a gente.