Dança, teatro e circo. Amor, ciúmes, fidelidade, felicidade e perda. Nelson Rodrigues. Uma imensidade de formas, movimentos, expressões e sentimentos. Tudo isso junto e misturado. Prepare-se para tirar os pés do chão.
Margarida escreve, Olga escreve, Jandira, Ana, Helena, Maísa, Antônia, Lúcia e Beatriz… e tantas outras. Elas perderam seu amor, elas nunca o encontraram, ou talvez eles tenham outra ou talvez elas tenham outro. No “consultório sentimental” de Nelson Rodrigues tudo termina de maneira inusitada. Como a vida, como o amor.
Eleito melhor espetáculo de dança em 2010 pelo Guia Folha de São Paulo, o espetáculo é baseado no livro “Myrna – não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo” de Nelson Rodrigues e em entrevistas feitas com diversas pessoas que relataram histórias e interpretações sobre o estado amoroso. Tirando os Pés do Chão traz os temas abordados nas cartas de Nelson Rodrigues, presentes no livro, para dentro do palco com comicidade e ironia. Todos os movimentos que constituem o espetáculo foram inspirados nesses relatos.
Sucesso de crítica e público, a trupe criou um roteiro de perguntas onde os intérpretes realizam entrevistas com os espectadores e cujas respostas são imediatamente processadas por seus corpos em dança e ações performáticas. Aqui o público vai além: ele se torna um colaborador do processo criativo.
Um espetáculo original e espontâneo. E se você chegar com os pés estancados no chão, prepare-se para uma experiência cativante. No final, está todo mundo de pernas para o ar!
Ficha técnica
Espetáculo: “Tirando os Pés do Chão”
Direção: Erica Rodrigues
Codireção: Marco Vettore
Coreografia: Erica Rodrigues
Intérpretes-criadores: Cia. Cênica Nau de Ícaros (Álvaro Barcellos, Beatriz Evrard, Celso Reeks, Erica Rodrigues, Letícia Doretto e Marco Vettore)
Assistência de Direção: Júlia Santos
Coordenação de Figurinos: Leopoldo Pacheco
Iluminação: Wagner Freire
Operação de Luz: Paulo Souza
Locução Myrna: Marcelo Várzea
Trilha Sonora: Nau de Ícaros
Vídeos: Felipe Sztutman
Fotos: Chris Von Ameln, Valéria Grzywacz, Henrique Lenza e Caio Castor
Supervisão das Entrevistas: Roberta Kovac
Preparação em Dança Contemporânea: Míriam Druwe
Workshop “O corpo em cena”: Flávia Pucci
Preparação Física: Márcia Francine
Duração do Espetáculo: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Destaques
- Estreia no SESC Consolação (2010)
- Circulação do projeto Arte Cidadã pelos estados de São Paulo, Bahia e Maranhão. Patrocínio de Suzano Papel e Celulose e TE Electronics (2011)
- Festival “Dança Aérea – Desafios da Leveza” – SESC Santana (2011)
- 24o Inverno Cultural de São João del Rei (2011)
- Virada Cultural – SESC Belenzinho (2012)
- Temporada no Teatro João Caetano (SP), como parte da “Mostra Agosto 100 Nelson”, em comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues (2012)
- Mostra “Desequilibrados” – SESC Campinas (2013)
- Circulação pelo interior do estado de São Paulo – Circuito Cultural Paulista (2013)
- Mostra de Repertório Nau de Ícaros – SESC Pompeia (2014)
- Festival Tiradentes em Cena – Tiradentes, MG (2015)
- Palco Giratório SESC – Circulação nacional com oficinas e os espetáculos ‘A.N.J.O.S”, “Cidade dos Sonhos” e “Tirando os Pés do Chão” (2016)
- Temporada no Teatro J. Safra – São Paulo (2017)
- Apresentações no SESC 24 de Maio (2017)
- FIIS – Festival da Inovação e Impacto Social – Poços de Caldas, MG (2018)